sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

México


Cidade do México

A Cidade do México é a capital do México e a segunda maior cidade das Américas, a área metropolitana é uma das maiores e mais populosas do mundo, com uma população estimada em cerca de 20 milhões. Gente PACAS!!!
Ao chegar você é surpreendido por cenas que parecem sair de algum filme. Mulheres maquiadíssimas pelas ruas e mariachis tocando nos muitos bons restaurantes espalhados pela cidade.
A cidade está localizada a 2.200 metros acima do nível do mar, por isso se prepare para se sentir um pouco estranho. Tomei muito café no primeiro dia pra conseguir me acostumar a uma sensação de desequilíbrio.
Existe MUITA coisa pra se fazer, por isso não tenha pressa em conhecer a cidade. ADOREI ficar no hostel no centro histórico. Além de ficar no centro de tudo o que acontece, tive a oportunidade de conhecer pessoas muito interessantes, inclusive um senhor californiano muito simpático que com um telescópio me mostrou as luas de Júpiter no terraço da pousada. FOI LINDO!!
Se quiser maiores informações entre no site: http://www.mundojovenhostels.com/hcatedral.php

Centro Histórico - aqui você se depara com a praça Zócalo uma das maiores do mundo e que acontece de tudo! Se você se programar pra passar o fim de semana, vai se surpreender com pessoas de branco fazendo limpezas espirituais, grupos de danças tradicionais e rituais dos astecas, passeatas, grupos religiosos numa espécie de procissão e talvez tenha mais coisa acontecendo, mas não fui capaz de acompanhar todas elas!
Na praça bem no centro existe uma enorme bandeira mexicana e você não vai encontrar árvores espalhadas como uma praça aqui no Brasil, mas é rodeada pela Catedral Metropólitana (não deixe de conhecer), pelo Palácio Nacional, além de outros prédios lindíssimos e muito bem conservados. Existe uma quantidade enorme de igrejas espalhadas pelo centro histórico. Arrume um bom tempo para passear a pé pelas ruas da cidade. Particularmente não tive nenhum problema em andar pelas ruas sempre muito bem policiada.
                                                                                                                                                                                                                                         

Praça Zócalo

Catedral Metropolitana









Tenochtitlán - Foi a capital do império Asteca,
hoje só sobrou as ruínas que podem ser vistas ao lado
do Zócalo
 
 
Centro histórico











Um dos muitos prédios lindos espalhados pela cidade
 
Numa dessas apresentações de dança, fui sorteada com um presente. Um cara lindo, que dançava incrivelmente bem me chama pra conversar e ensinar tudo de dança! O Ricardo além de muito simpático era muito engraçado. Foi o máximo! Com direito depois a assistir futebol, luta livre no bar do Hostel tomando cerveja e conversando sobre muitas coisas. Conheci também o Alonso, um cara que já viajou o mundo todo e vive indo pra Índia, me mostrou fotos e todos os mantras e ainda por cima ganhei um pouco de BIBHUT. Foi mágico??


Um DEUS Asteca!! Pensa num cara muito legal!
Se tornou um grande amigo!
 
Apresentação de Dança na praça
Eu juro que foi ele que nos chamou pra tirar foto!


Alameda Central - Aproximadamente 7 quadras da famosa Praça  Zócalo, você encontra a Alameda Central, que é o parque público mais antigo da Cidade do México. Foi criado no século XVI pelo vice-rei da época, que mandou plantar centenas de álamos na zona. Ainda que tivessem de retirá-los pelo seu grande crescimento, o nome de Alameda Central existe até hoje. Lá você se depara com algumas fontes do século XVIII, e um pequeno recinto-cenário onde ouvimos batucadas, músicos de rua e orquestras de baile aos domingos.


Fica aqui algumas das muitas imagens que tenho dos passeios que fizemos a pé pela cidade. Andamos muito, mas muito mesmo. Portanto isso está bem longe do Centro Histórico. Nessas andanças, entramos numa casa de chá que tinha chá de tudo quanto é tipo. Super gostoso. ambém almoçamos num restaurante chiquérrimo!!








Museo Frida Kahlo - Existem uma quantidade eneorme de museos, mas existe um em especial que você não deve deixar de visitar: Museo Frida Kahlo. Se por acaso não conhece a história dessa incrível artista mexicana, assista ao filme, procure nas locadoras e depois me diga se não é emocionante andar pela casa que ela morou. Pra quem quiser saber maiores informações acesse: http://www.museofridakahlo.org/




Xochimilco está localizado em uma área de 230 hectares de terreno, sendo que cerca de um quinto dessa área está coberta por água. Lá você encontrará lagos, pântanos e canais que servem de abrigo para aves migratórias e outras espécies da fauna. Além disso, esses canais são navegáveis desde a época dos astecas. Portanto, não perca a chance de alugar uma trajinera (espécie de canoa de cores brilhantes) e dar um passeio inesquecível pelos canais, entre outras trajineras de mariachis, vendedores ambulantes e fotógrafos. Para maiores informações acesse: http://www.xochimilco.df.gob.mx/




Teotihuacan - Que significa "local onde os homens se tornam deuses!", as famosas pirâmides mexicanas  são encontradas a 50 km da capital. Não se sabe ao certo o que aconteceu aqui, mas quando os astecas chegaram já não havia ninguém, por isso acreditavam que havia sido construído pelos deuses.
Quando for visitar se prepare para andar, muito´, mas não só andar, você precisa subir escadas a uma altitude de 2.300 metros, o que REALMENTE vale a pena.
Diz a lenda que a pirâmide da lua suga sua energia e a pirâmide so sol revigora, portanto, melhor conhecer a da lua primeiro. Aconselho a levar protetor e chapéu se resolver ir no verão, porque deve ser um calor danado, eu tive a "sorte" de uma bela frente fria bem no dia da visita! E haja casaco!!






 

 Se gosta de conhecer a culura do povo por onde viaja, não deixe de ir na FESTA DOS MORTOS, uma tradição religiosa que só tem fundamentos cristãos parecidos com a tradição aqui no Brasil em honrar os mortos no dia de finados, por lá eles ainda conservam muitas caracerísticas do ritual funerário praticado pelo povo pré-hispânico. O que é absolutamente diferente de tudo que você já viu!

E começa a Grande Festa dos Mortos!











 O ritual de velar, colocar altares e oferendas em casas e templos, é o resultado de uma complexa teia que reúne várias tradições culturais: as naivas de origem pré-colombiana, espanholas cristãs que chegaram com a conquista, juntamente com outros grupos provenientes da África, Ásia e Europa.
Existe diferentes maneiras de apreciar esta data e cada uma delas tem um sabor único.


Sim, isso é um bolo de verdade! Feito pra comer!





Um comentário:

  1. Cris querida!! Encantador seu blog amiga! parabens! fikei mto feliz em ver as fotos!!!.ah, amei a smg desta semana como sempre....postei no meu facebook...!rs estou de férias vamos combinar de se ver? bjinhos

    ResponderExcluir